"De dentro"

Ontem tive a oportunidade de visitar uma exposição bem interessante. Fotografei quase tudo e trouxe aqui para compartilhar com vocês. A exposição chama-se "Andedan" e significa "de dentro". O artistas plástico Marcos Popó utiliza materiais e técnicas simples para trazer "de dentro" trabalhos interessantíssimos. Alguns dos materiais utilizados são: chocolate, fios, pregos, furadeira, madeira, pedaços de papel, fita adesiva. Eis alumas das principais peças que ele produziu:


Umas das mais interessantes da exposição é a reprodução de uma foto do Pelé feita com boladas e usando tinta acrílica em um lençol.

A imagem acima foi produzida utilizando um pedaço de madeira e toda entalhada com uma faca. Eu diria que a metalinguagem da faca aparecendo no quadro, dando pistas de como o mesmo foi feito é bem interessante.

O rapaz retratado acima é um amigo próximo do artista. Para essa peça ele usou a furadeira em um pedaço de madeira e para desenhar o rosto, gesso. Tirei uma foto aproximada de um detalhe do quadro para ressaltar o gesso.

Eu vibrei quando vi a imagem do Machado de Assis e a técnica é simples: lembram quando na escola a professora do jardim de infância nos colocava para cortar tirinhas de papel e formar imagens? Essa foi a técnica que o artista utilizou e com um detalhe interessantíssimo: as tirinhas de papel eram parte de uma reportagem sobre o livro Brás Cubas, do autor retratado.

A peça acima foi feita basicamente utilizando uma chapa de ferro e solvente em várias camadas para retratar o personagem Nilo vivido pelo ator José de Abreu.

As duas acima foram feitas com prego e fios entrelaçados neles. Segundo a moça que explicou a exposição, essa é uma técnica antiga nas artes plásticas. A riqueza de detalhes impressiona os olhos.

As duas acima foram desenhadas com caneta hidrocor e adquiriram um aspecto aquarelado.

O amigo do artista foi mais uma vez retratado através de impressões com carimbo. O número que contém na ferramenta é um registro do rapaz que aparece na imagem e...


... ao lado estava a ponte do Brooklyn, um dos lugares preferidos do mesmo rapaz e produzida com o mesmo carimbo da imagem anterior.
Peças que foram produzidas com técnica semelhante: entalhe em madeira.

Aqui são as famosas pinturas feitas com chocolate. As que estavam expostas eram fotografias, pois o chocolate poderia derreter ou atrair formigas. A maioria das imagens retratadas foram feitas por encomenda ou mostra pessoas do convívio do autor. 

Reconhecem o cara da foto acima? A sua imagem foi entalhada de forma mais violenta (reparem na segunda imagem) em uma porta de armário de cozinha. 

Ah, essa é uma das mais bonitas e foi feita com fita adesiva, nada mais!


E essa aqui também! Ele retratou a esposa.
Clique na imagem e veja como ele retratou bem o que acontece no contexto da mulher quando está programando o seu casamento, hehe.

Lindíssima colagem com quadradinhos de papel colorido.

Retrato da filha do artista feito com uma furadeira em madeira...

... a foto que serviu de modelo.

A foto da Ivete tomou forma através de vários quadrados coloridos desenhados.


Pintura em tinta óleo, mais uma imagem do Seu Jorge.

Aos que residem em Natal e desejam visitar:

Exposição “Andedan” do artísta Plástico “Marcos Popó” 
Vernissage: 1º de Março de 2013, às 18 horas e 30 minutos
Período da Exposição: 01 de Março de 2013 a 31 de Março de 2013
Local: Galeria de Arte Campus Natal Cidade Alta – IFRN

Av. Rio Branco,743, Cidade Alta, Natal/RN

Curadoria: Mára Beatriz Pucci de Mattos e Marcos Vinicíus de Oliveira Pereira
Produção Cultural: Jonathan Francioli, Jocasta Andrade e Sonia Silva




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 discos que marcaram a minha vida...

Fábula

Leves rabiscos sobre o poema Um Bem-te-vi