Minhas memórias de leitura...



-->
Meu encontro com a leitura foi bem interessante. Quando estava na idade da alfabetização, minha mãe foi procurada pela professora que estava preocupada com o meu rendimento escolar, pois estava na metade do ano e eu ainda não conseguia ler.Sabiamente, ela recomendou a minha mãe que comprasse quadrinhos, pois os mesmos auxiliariam o processo de alfabetização. Não deu outra, no mês seguinte eu desenrolei e virei a visitante mais fiel da biblioteca da escola.

Baseada nisso, fiquei pensando sobre os livros que já li ao longo da vida. Alguns foram lidos por puro prazer, outros por obrigação. Alguns livros exigem de nós um certo grau de maturidade, de conhecimento de mundo.O fato é que todos nós temos uma lista imensa de livros que pretendemos ler, mas são poucos os que colocam isso em prática. Alguns da lista que fiz abaixo tive a oportunidade de ler várias vezes em épocas diferentes da vida.Postarei aqui os 50 que consegui lembrar e tentei organizá-los por categoria:
Infanto-juvenil:

A Bolsa Amarela
A Ladeira da Saudade
A marca de uma Lágrima
A Terra Dos Meninos Pelados
Amor de Verão
As Aventuras de Tom Sawyer
As Viagens de Gulliver
Contos de Fadas
De Repente Dá Certo
O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa
O Outro Gume da Faca
O Pequeno Livro Das Páginas em Branco
O Pequeno Príncipe
O Príncipe Caspian
Quadrinhos Disney
Reinações de Narizinho
Se... Será? Serafina?
Série Cris
Série Selena
Sozinha no Mundo
Tchau


Literatura Brasileira:

A Janela Mágica
A Moreninha
Angústia
Contos de Aprendiz
Dom Casmurro
Eles Não Usam Black -Tie
Estrela da Vida Inteira
Grande Sertão: Veredas
Helena
Infância
Iracema
Memórias de um Sargento de Milícias
Meus Poemas Preferidos
O Alienista
São Bernardo


Literatura Estrangeira:

A Ilíada
Eneida
O Evangelho Segundo Jesus Cristo
A prisioneira, da série Em Busca do Tempo Perdido
Os Lusíadas
La Gitanilla
Othelo
O Auto da Barca do Inferno

Literatura Contemporânea:
Cristianismo Puro e Simples
O Diário do Farol
O Lítio
O Monge e o Executivo
Os Quatro Amores
Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Uma Vida em Segredo

Existe um site muito interessante chamado shelfari, do qual faço parte. Ele consiste em montar a sua própria estante virtual que vai desde os livros que já leu até aqueles que algum dia você falou que gostaria de ler; sem contar que há possibilidade de fazer anotações sobre as suas leituras.Fica como dica para quem se interessar.
Fica o desafio para quem passar por aqui: que tal relembrar as leituras que você já fez?

"Prestar atenção ao que não foi dito, ler as entrelinhas. A atenção flutua: toca as palavras sem ser por elas enfeitiçada."(Rubem Alves)

Comentários

Nathi disse…
Incrível a coincidência, antes de ontem eu estava vindo pra casa, sozinha, no ônibus e comecei a pensar exatamente nisso. Acho que vou levar um tempinho pra lembrar todos os que já li, não que sejam muuitos, mas é que em questão de memória eu não ou das melhores.

Muito legal, e bom, acho que vou fazer minha lista sim, quando terminar e se tiver coragem, postar, te aviso, tá?!

Beijinhos* da Nathi
DÉBORA disse…
Faça mesmo Nathyzinha e me avisa pra eu te fazer uma visitinha ^^

Bjoks
Mimi disse…
Eu tenho que lembrar de comprar gibis pra me ajudar no alemao.
Já li alguns livros da sua lista, na minha época (ai, velha!) 'A marca de uma lágrima' era febre entre os adolescentes. E 'Se...Será?Serafina?' me inspirou fortemente a escrever diários =D
DÉBORA disse…
A marca de uma lágrima foi realmente um marco da nossa época, Mimi!
Eu sabia que essa sua admiração pelos diários tinha vindo da Serafina! ^^

Besos

Postagens mais visitadas deste blog

5 discos que marcaram a minha vida...

Fábula

As Cinco Linguagens do Amor